T. 917 306 415

Treino

VISÃO TREINADOR SOBRE O TREINO / ÉTICA NO TREINO

O TREINO É UMA CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO POTENCIAR AS CAPACIDADE DO INDIVIDUO, AJUDANDO-O A ATINGIR OS OBJETIVOS PREVIAMENTE DEFINIDOS.

AO SER MULTIDISCIPLINAR RECORRE A MUITAS VARIÁVEIS PARA SE ESTRUTURAR E EM CONSEQUÊNCIA OLHA PARA O INDIVIDUO COMO UM SER COMPLEXO QUE TEM DE SER TRABALHADO NO SEU TODO. ASSIM A ÉTICA OCUPA UM PAPEL PREPONDERANTE EM TODA ESTA ESTRUTURA, UMA VEZ QUE ANTES DO ATLETA ESTÁ O SER HUMANO. O TREINADOR DEVE TER ESTA PARTICULARIDADE SEMPRE EM ESPECIAL ATENÇÃO QUANDO SE DEBRUÇA SOBRE A PLANIFICAÇÃO DO TREINO.

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO É UMA PEÇA CHAVE EM TODO O PROCESSO DE PLANIFICAÇÃO DO TREINO. É ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE TESTES DE CONTROLO QUE O TREINADOR PERCEBE QUAL O CAMINHO A SEGUIR.

OS TESTES DE CONTROLO SURGEM COMO UMA ARMA À DISPOSIÇÃO DO TREINADOR, ATRAVÉS DA QUAL ESTE CONSEGUE PERCEBER COM EXATIDÃO QUAIS AS CARACTERISTICAS E OS DÉFICES DO ATLETA. APÓS ESTA IDENTIFICAÇÃO TODA A OTIMIZAÇÃO DO TREINO FICA FACILITADA. EXISTEM INUMEROS TESTES À DISPOSIÇÃO DO TREINADOR.

ESTE DEVE DE FAZER A SUA SELEÇÃO DE ACORDO COM A ESPECIFICIDADE DA MODALIDADE PARA A QUAL O ATLETA DIRECIONA OS SEUS OBJETIVOS, MAS SEMPRE TENDO EM ATENÇÃO QUE NESTA CIÊNCIA TUDO SE ENCONTRA EM CONSTANTE MUDANÇA.